Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Movimento Nova Era

O Velho Canto da Sereia = História, doutrina, refutação

Publicado em 24/10/2006

Pr. Airton Evangelista da Costa

www.palavradaverdade.com


Histórico

Embora esse sistema diabólico tenha sido iniciado na primeira sessão espírita do planeta, quando o diabo levou Adão e Eva ao pecado da desobediência, entende-se que o Movimento Nova Era (MNE) teve início em 1875 com a fundação da Sociedade Teosófica, em Nova York. A sua fundadora, a russa Helena Petrovna Blavatsky, ensinava que todas as religiões têm "verdades comuns", e que existem seres espirituais ou homens que evoluíram acima dos demais, e por isso chamados de "mestres" ou "iluminados". Alice Bailey (1880-1949), terceira presidenta da Sociedade, na qualidade de médium espírita, transmitia mensagens psicografadas de uma entidade chamada Djawal Khul. Essas mensagens, publicadas em vários livros, constituem o plano diabólico do Movimento, e até hoje são observadas por seus fiéis seguidores. Entretanto, a ideologia do MNE foi divulgada com maior repercussão a partir do livro "The Aquarian Conspiracy" ("A Conspiração Aquariana"), de Marilyn Ferguson, editado em 1980. Esse livro divulga o Plano Nova Era para a "Nova Ordem Mundial". Por ordem secreta, esse plano só deveria vir a público a partir de 1975.

O que é o Movimento Nova Era

A dificuldade de definir o MNE resulta da falta de fronteiras definidas e de sua constante mutação. Na verdade, esse movimento "é um moderno reavivamento de antigas tradições religiosas, juntamente com uma miscelânea de influências, tais como o misticismo oriental, a filosofia e a psicologia modernas, a ciência e a ficção científica, etc." O MNE é, portanto, uma mistura de várias práticas e crenças ocultistas, dentre elas a ufologia, a clarividência, astrologia, hipnose, reencarnação, meditação, ioga, técnicas de relaxamento, panteísmo e cura psíquica. Sobre isso, George A. Mather, disse que "a maneira mais útil de definir o Movimento Nova Era, e talvez também a mais precisa, é vê-lo como uma "rede" de organizações, ou, usando a frase de dois membros da Nova Era, uma meta-rede de organizações autônomas, embora unidas, compostas por participantes auto-suficientes e autônomos". Ou seja, muitas pessoas e organizações independentes em todo o mundo, sem estarem sujeitas a qualquer hierarquia, apóiam e difundem as crenças básicas do Movimento. O pensamento dominante dos adeptos desse Movimento é que:

1) O MNE é o começo de um redespertamento espiritual para muitos habitantes da Terra

2) O MNE apresenta a consciência global e não hierárquica a respeito de nossos corpos e de quem somos

3) O MNE é a aproximação de uma era que destaca o autodescobrimento, o conhecimento espiritual e a iluminação. Notem a expressão "consciência global não hierárquica". Ou seja, ensinam que não há um Criador a quem devemos obedecer.

A doutrina do Movimento e a Palavra de Deus

Bruxos e Magos - São reconhecidos como pessoas que atingiram um nível elevado no plano místico.

Refutação: A Bíblia diz "... quanto aos feiticeiros a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte" (Ap 21.8), e que devemos evitar os bruxos (Dt 18.10-12). Filmes, livros, revistas e novelas da TV têm popularizado de tal forma a figura do bruxo, que muitas crianças desejam ser uma bruxinha. Os livros da coleção Harry Potter e o respectivo filme atraem milhões de crianças. A coleção ensina como fazer bruxaria. Ser um bruxo é a onda do momento. O diabo está atraindo nossas crianças através desses expedientes, e muitos pais, por desconhecerem o real perigo, satisfazem à curiosidade de seus filhos.

Deus - É um princípio supremo que se identifica com o Universo. Deus é tudo e tudo é Deus (panteísmo). Deus não é um Ser distinto do homem, nem do Universo. Deus é a Criação e a Criação é Deus. O MNE rejeita a idéia de Deus como um Ser com atributos pessoais, e diz que cada partícula do Universo é Deus. O MNE ensina que Deus é uma Força, tal como acontece nos filmes "Guerra nas Estrelas". O Deus da Nova Era é impessoal, incapaz de pensar, de amar e ter misericórdia. Os novaerinos buscam a Deus dentro do próprio ser e no Universo.

Refutação: A Bíblia diz que Deus é um Ser pessoal, distinto da Criação, o Único Criador e Redentor (Gn 1.1-31; Is 44.24; Lc 1.46-47). O Deus do Cristianismo é transcendente e imanente, na medida em que se relaciona em caráter pessoal com cada um de nós (Jo 3.16).

Final dos tempos - O MNE ensina que com a chegada da Era de Aquário todas as calamidades do planeta terão fim. Nessa época surgirá o "Cristo" da Nova Era para iniciar uma nova ordem mundial, uma era de paz e prosperidade.

Refutação: A Bíblia diz que Jesus é Senhor de todas as eras, porque Ele "é o mesmo ontem, hoje, e eternamente" (Hb 13.8); diz que ninguém sabe quando se dará o final do mundo (Mt 24.36); que este mundo passará por uma Grande Tribulação (Mt 24.21); que paz verdadeira somente ocorrerá no reinado milenar de Cristo (Ap 20.4); que a nossa paz e a nossa salvação estão em Cristo Jesus (Rm 10.9; Jo 14.27).

Homem - O homem possui energia cósmica capaz de fazer milagres. Nele habita todo o bem e todo o mal do Universo. No MNE o homem é o centro (antropocentrismo). Cristo não é uma qualidade exclusiva de Jesus, mas um estado de consciência a dispor de qualquer um que queira evoluir. O homem carrega dentro de si tudo o que precisa para a eternidade, bastando desenvolver sua percepção cósmica pela meditação e outras práticas. Cada homem criará a sua própria realidade.

Refutação: A Bíblia diz que somos pecadores; que temos uma natureza corrupta; que precisamos nos reconciliar com Deus, mediante a fé no Senhor Jesus (Rm 5.12; 10.9; Ef 2.3). Exatamente o que disse a Eva, no Éden, o diabo continua dizendo através do seu plano Nova Era: você é igual a Deus. Mas sabemos que o homem é criatura e que Deus é Criador. Sabemos que a nossa salvação depende de nossa fé e da graça de Deus (Ef 2.8).

Jesus - Jesus era uma figura histórica, e o Cristo é uma energia divina, que está em todos nós. Enquanto no espiritismo Jesus foi a Segunda Revelação de Deus, substituída pela Terceira e última, o próprio espiritismo, no MNE Ele "foi o Mestre que implantou as bases da Nova Era". Jesus teria sido um mestre cósmico, o avatar da Era de Peixes. O Jesus da Nova Era é um dos muitos mestres iluminados que receberam a natureza crística. Jesus teria sido igual aos demais salvadores, como por exemplo, o quinto Buda dos budistas; o Iman Mahdi dos muçulmanos; Krishna dos hindus. Portanto, dizem que o Cristo que voltará será o próximo salvador da Nova Era, o Lord Maitreya ("Senhor" Maitreya), segundo Benjamim Creme.

Refutação: A Bíblia diz que Jesus é Deus e possui os atributos de onipotência, onisciência, onipresença, imutabilidade e eternidade (Mt 1.23; 28,18; Jd 25; Ap 22.13). Vejam: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus; o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.1,2, 14). Jesus é o Senhor de todas as eras (Hb 13.8). Conforme a Bíblia, Jesus é o único Rei e Soberano, o Deus Todo-poderoso, nosso Salvador (Fp 2.9-11; Ap 1.8).

Lúcifer - Os adeptos do MNE evitam o termo satanás. Tratam-no pelo nome original, quando esse anjo servia a Deus. Segundo eles, Satanás é o estado normal do homem que ainda não descobriu o seu potencial divino. Lúcifer não é apresentado como um anjo caído, expulso da presença de Deus. Apresentam-no como um ser cósmico bom, superior a todos na hierarquia espiritual, que deseja ajudar a humanidade. "O Cristianismo cometeu um grande erro em atribuir caráter maligno a Lúcifer", disse um novaerino. Pelo nome da principal entidade que dá apoio ao MNE, a Lucis Trust (Confiança em Lúcifer), criada em 1922, podemos deduzir que o diabo é o dirigente número um desse Movimento.

Refutação: Satanás e seus anjos estão condenados ao inferno, lugar já preparado para eles (Mt 25.41). Se Satanás fosse uma pessoa boa, Jesus não o teria repreendido e expulsado de Sua presença, como está escrito em Mateus 4.10.

Pecado - O pecado é a "ignorância do individuo quanto ao seu próprio potencial". Na qualidade de Deus, o homem pode fazer o que quiser.

Refutação: A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, e que pela desobediência de Adão entrou o pecado no mundo (Gn 3.19; Rm 5.19, 6.23). Pecado é desobediência, rebelião contra Deus e contra a Sua Palavra. O único modo de termos domínio sobre nossa natureza pecaminosa é pelo arrependimento (At 2.38) e fé no Senhor Jesus (At 16.31; Rm 10.9,17; Jo 3.18).

Reencarnação - Significa o retorno do espírito humano à vida corpórea na Terra, com a finalidade de evoluir e aperfeiçoar-se. Todos alcançarão à purificação através de muitas mortes e renascimentos, conforme também ensinam o budismo, hinduísmo e espiritismo. A salvação na Nova Era não está em Jesus Cristo, mas na própria iluminação espiritual humana.

Refutação: Essa doutrina anula a graça de Deus e o ato expiatório de Jesus na cruz. A Bíblia diz que o sangue de Jesus nos lava e purifica de todo pecado (1 Jo 1.7) e que os homens só morrem uma vez, vindo depois o juízo (Hb 9.27). Não há várias mortes e vários nascimentos como querem os novaerinos e kardecistas. Além de Hebreus 9.27, que é um xeque-mate na doutrina da reencarnação, temos a palavra de Jesus ao ladrão na cruz: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23.43). Pela doutrina da reencarnação aquele ladrão iria sofrer inúmeras reencarnações até se tornar um espírito puro. Mas, pelo arrependimento, graça e fé ele foi justificado.

Religião universal - Todos os caminhos são corretos e levam à Verdade, como muitos caminhos que levam ao cume da montanha. Com base nesse errôneo princípio, o MNE acolhe na sua malha todo tipo de heresia e práticas ocultistas.

Refutação: Jesus disse que Ele é a única Verdade e o único Caminho (João 14.6). A Bíblia diz que o caminho que ao homem parece perfeito, "conduz à morte" (Pv 14.12).

Transformação pessoal - O homem precisa mudar seu modo de pensar a fim de obter uma consciência cósmica ou cosmovisão.

Refutação: A Bíblia fala de uma regeneração pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador pessoal (2 Co 5.17; 1 Pe 1.23). É necessário nascer de novo, nascer da água e do Espírito (Jo 3.3,5). A regeneração dá-se somente mediante uma experiência pessoal com o Senhor Jesus.

Ufologia/extraterrestres - Os extraterrestres, na visão do Movimento, são seres mais evoluídos. Os que não se submeterem ao padrão do MNE serão retirados da Terra por um enorme disco voador.

Refutação: A Bíblia diz que a Igreja será arrebatada na segunda vinda de Cristo, e com Ele se encontrará nos ares (1 Ts 4.16-17). Diz também que a morada final dos crentes é no céu, não é em outros planetas: "... vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também" (Jo 14.3). Até hoje os ufólogos não conseguiram provar a existência de Discos Voadores (OVNI's) nem de vida em outros planetas.

Visão planetária - A Terra é a entidade mais importante, tem vida própria, é deusa e mãe ("mãe terra"). Tudo é Deus.

Refutação: A Bíblia rejeita a crença panteísta (Deus é tudo, tudo é Deus) e ensina que Deus é Criador e a Natureza é Criação dEle. Diz também que devemos adorar somente a Deus e só a Ele servir (Mt 4.10). Nosso amor a Deus deve estar acima de todas as coisas (Mt 22.37; Lc 14.26).

As eras da Nova Era - Entendem que a humanidade evoluiu dentro de "ciclos divinos", ou eras astrológicas, compreendendo cada um desses ciclos um período de 2.150 anos, como segue:

- Era de Touro: de 4.304 a 2.154 a.C.

- Era de Carneiro: de 2.154 a 4 a.C.

- Era de Peixes: de 4 a.C. a 2.146 d.C.

- Era de Aquário: de 2.146 a 4.296 d.C.

A Era de Touro diz respeito à vaca como deusa da fertilidade, na cultura egípcia. A Era de Carneiro relaciona-se, segundo os astrólogos, com Israel, devido aos rituais do sacrifício do cordeiro. A Era de Peixes estaria relacionada com o advento de Jesus Cristo, que chamou os apóstolos para serem pescadores de homens. O Cristianismo domina a Era Peixes. A palavra peixe, no grego, formava as iniciais de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Observem: Peixe = Ichthys - Iésous Christos Theou Hyos Soter. A Era de Aquário é regida pelo planeta Urano, sétimo do sistema solar, do qual dista 2,8 milhões de quilômetros. Urano é um deus da mitologia grega. Sob a influência desse deus, que se casou com Gea (ou Gaia), entendem os aquarianos que Urano é o céu e a Terra é Gea. Daí acreditarem que a humanidade experimentará uma nova ordem mundial de paz e prosperidade, uma expansão da consciência com ajuda da meditação e de outras práticas. Com a entrada da Era Aquariana, a era cristã terminaria.

Refutação - Jesus Cristo é o Senhor de todas as eras, Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente (Hb 13.8).

Os meios de influência do MNE - São múltiplos. O MNE é o mais avançado plano de Satanás para levar almas com ele para o inferno. Jogou nesse sistema todas as suas fichas para envolver os meios de comunicação, as áreas do pensamento humano, crianças, jovens, homens e mulheres de qualquer idade; políticos, empresários, intelectuais, artistas.

Fantasia e bruxaria - Uma onda de fantasia invadiu o mundo nos últimos 15 anos, através de filmes, revistas, vídeos, jogos, livros, brinquedos, todos trazendo mensagens ocultistas, tais como o poder da mente, os "mestres" iluminados, cinturões mágicos, levitação de objetos, clarividência, comunicação com os espíritos, feitiços, mágicos, espadas e amuletos mágicos; viagens a outros mundos, etc. Uma enorme quantidade de produtos está no mercado esotérico influenciando as pessoas, tais como cartas de tarô, incensos, pirâmides, estatuetas, encantamentos, ervas medicinais, vitaminas esotéricas, cristais, etc.

Filmes - Como parte desse Plano, surgiram os filmes de ficção científica, tais como o "E.T." (a estória de um extraterrestre que esteve entre nós, confirmando a mensagem do espiritismo de que há vida em outros planetas), e "Star Wars" ("Guerra nas Estrelas"), de George Lucas, onde a "Força" é um campo de energia gerado por coisas vivas. "A Última Tentação de Cristo" (The Last Temptation of Christ), baseado no livro do escritor grego Nikos Kasantzákis, publicado em 1955, apresenta um Cristo fictício, atormentado por desejos carnais. A última investida vem através da coleção Harry Potter, e do respectivo filme, uma verdadeira escola de bruxaria. Após a leitura da coleção, as crianças e adolescentes sentem forte desejo de praticarem a bruxaria. A respeito de Harry Potter o escritor Jehiozadak A. Pereira escreveu: "Uma grande e crucial questão nos atinge: ou tomamos uma posição definitiva e partimos para alertar nossa gente numa ação rápida, ou seremos engolidos por tudo o que provém do mal. Devemos utilizar todos os recursos disponíveis para evitar que esta (e outras) literaturas cheguem aos nossos filhos e crianças. Lembro ainda da nossa responsabilidade de ensinar nossos filhos as verdadeiras histórias bíblicas e acerca da esperança redentora que nos move em direção ao céu - Provérbios 22:6".

Terapia musical - Milhões de adeptos ouvem as músicas em novo estilo da Nova Era, as quais, dizem, servem como tranqüilizante. São utilizados computadores e sintetizadores modernos que emitem sons (palavras ou notas) repetitivos - conhecidos como mantras - capazes de alterar o estado de consciência. Como acontece com as drogas, o ouvinte da música New Age fica dependente dela.

Organizações políticas - Algumas entidades de alto nível possuem alguma forma de ligação com o MNE, porque nelas estão defensores do Movimento: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Educacional, Científica e Cultural da ONU (UNESCO), Fundações, Comissões de alto nível. Um exemplo disso é a conexão com a Fé Bahá''í, uma organização que surgiu em 1844, no Irã, e está em todos os países. Prega a globalização do mundo em todos os setores e a formação de um governo mundial, tudo de acordo com a filosofia da Nova Era. "Desde 1948 a Comunidade Internacional Bahá'í é reconhecida oficialmente como uma organização não governamental internacional junto às Nações Unidas. Desde 1970 tem status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). No Fundo das Nações Unidas para as Crianças (UNICEF). Mantém também relação de trabalho com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e está associada ao Programa Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP)". A literatura dessa organização - a Fé Bahá'í - está publicada em 700 idiomas.

Consultados:

Russell Chandler, Compreendendo a Nova Era, tradução Pr João Marques Bentes, Bompastor, 1993.

Marco André, Novo Era, Editora Betânia, 1992.

John Ankerberg e John Weildon, Os Fatos Sobre o Movimento Nova Era, Chamada da Meia Noite, 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário