Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009



CRISTIANISMO X ESPIRITISMO - PARTE 4 Final


A BÍBLIA NEGA A REENCARNAÇÃO

A teoria da reencarnação se constitui no principal cerne de toda a doutrina espírita, destruída esta teoria, o espiritismo não poderá subsistir. Pois também se baseia na invocação dos mortos, que também A PALAVRA DE DEUS CONDENA.

Reencarnação – é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existências com um só espírito, e em diferentes corpos

Ressurreição – do grego é anástasis e égersis, ou seja, levantar, erguer, surgir; do latim é o ato de ressurgir, voltar à vida, reanimar-se.

Biblicamente é o ressurgir dos mortos, e em linguagem popular, a união da alma e do espírito ao corpo, após a morte física.

No decorrer de toda a narrativa bíblica, são mencionados 8 casos de ressurreição, sendo 7 de restauração da vida, isto é, ressurreição para tornar a morrer, e um de ressurreição no sentido pleno, final – o de Jesus. Este foi diferente porque foi ressurreição para nunca mais morrer, não somente pelo fato de Ele ser Jesus, Deus, nosso Salvador, mas porque, ao ressurgir, tornou-se Ele o primeiro da ressurreição real.

I Coríntios 15:20-22 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias (os primeiros frutos) dentre aqueles que dormiram. Visto a ressurreição veio por meio de um só homem, Jesus.

Os 7 outros casos de ressurreição na Bíblia, por ordem, são:

1) O filho da viúva da cidade de Sarepta – I Reis 17:19-22 ;

2) O filho da sunamita – II Reis 4:32-35;

3) O defunto que foi lançado na cova de Eliseu – II Reis 13:21;

4) A filha de Jairo – Marcos 5:21-23,35-43;

5) O filho único da viúva da cidade de Naim – Lucas 7:11-17;

6) Lázaro – João 11:1-46;

7) Uma discípula chamada Tabita (ou do grego Dorcas) na cidade de Jope – Atos 9:36-43.

A RESSURREIÇÃO DE JESUS

O caso da ressurreição de Jesus, como já foi dito, é diferente, acha-se registrado em:

Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-10 e 1 Co 15:4, 20-23.

A expressão ressurreição dentre os mortos como em Lucas 20:35 e Filipenses 3:11 implica uma ressurreição da qual somente os justos participarão.

Lc 20:35 – E disse Jesus: “Os que forem considerados dignos de tomar parte na ressurreição dos mortos não poderão mais morrer, pois são como anjos. São filhos de Deus, visto que são filhos da ressurreição”.

A palavra original “dentre” indica que os mortos ímpios continuarão sepultados quando os santos ressurgirem. (santos são todos que vivem e cumprem a Palavra do Senhor)

Jó 7:9-10 – Assim como a nuvem se esvai e desaparece, assim quem desce à sepultura (ou morre, em outra versão) não volta.

O testemunho das Escrituras quanto à morte e ressurreição de Jesus Cristo é que:

a) Os soldados romanos testemunharam que Cristo estava morto – Jo 19:33;

b) José de Arimatéia e Nicodemos sepultaram-no – Jo 19:38-42;

c) Ele ressuscitou no 1º dia semana – Lc 24:6; Jo 20:1-10;Mt 28:1-10; Mc 16:1-8;

d) Mesmo após ressuscitado, Jesus ainda portava as marcas dos cravos nos pulsos, para mostrar que seu corpo, agora vivo, era o mesmo no qual sofrera a crucificação, porém, glorificado - Lc 24:39.

A RESSURREIÇÃO SEGUNDO ALLAN KARDEC

Quanto à ressurreição segundo escreveu Allan Kardec: “A ressurreição implica a volta da vida ao corpo já morto – o que a ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo foram, depois de muito tempo dispersos e absorvidos”.

É evidente que esta teoria absurda de Allan Kardec não pode prevalecer, uma vez que se baseia em conceitos humanos e não nas Escrituras, que declaram a possibilidade de ressurreição dos mortos.

Procurando dar sentido bíblico à absurda teoria da reencarnação, Allan Kardec lança mão do capítulo 3 de João para dizer que Jesus ensinou sobre a reencarnação. Os tradutores da obra de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, usaram a versão do padre Antônio Pereira de Figueiredo como texto base de sua tradução, grifando o versículo 3 do citado capítulo de João: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. E completa Jesus: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água (batismo) e do Espírito (Espírito Santo de Deus)”.

Esse texto é o mais usado pelos espíritas para “provar” a reencarnação. Esquecem-se eles que reencarnar não significa nascer do espírito, como pretendem, mas sim renascer da carne, já que o espírito é o mesmo, mas o corpo muda.

Ou seja, se não morrermos para as coisas mundanas, carnais, materiais, terrenas e nascermos em Cristo Jesus, aceitando-O como único Salvador e Senhor Soberano da nossa vida cumprindo e vivendo os Seus mandamentos, não entraremos no Reino de Deus.

Outro texto usado pelos espíritas: “Jesus respondeu:” De fato, Elias vem e restaurará todas as coisas. Mas eu lhes digo: Elias já veio, e eles não o reconheceram, mas fizeram com ele tudo o que quiseram”. Então os discípulos entenderam que era de João Batista de quem Jesus tinha falado (Mt 17:12).

Esse texto narra a transfiguração de Jesus. Os espíritas dizem que João Batista era a reencarnação de Elias, porque em Lc 1:17 está escrito: “E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

Nada de reencarnação. Seria impossível João Batista ser a reencarnação de Elias, simplesmente porque Elias não morreu, mas foi arrebatado em vida por uma carruagem de fogo – II Rs 2:11.

II Co 5:17 – Se alguém está em Cristo é nova criatura: as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas.

Mas isso os espíritas não falam tentando “fundamentar” sua absurda teoria na Bíblia!

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Algumas Considerações

1) Os judeus criam que João Batista fosse Elias ressuscitado e não reencarnado – Lc 9:7-9;

2) Se os judeus realmente acreditassem que João era Elias reencarnado e não ressuscitado, não teriam em outra oportunidade admitido que Cristo fosse Elias ressuscitado. João Batista e Cristo, que viveram simultaneamente por cerca de 30 anos, não podiam ser Elias ressuscitado ou reencarnado, ao mesmo tempo;

3) Como a reencarnação é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existências com um só espírito, é evidente que um vivo não pode ser reencarnação de alguém que nunca morreu. Fica claro assim que João Batista não era Elias, já que este não morreu, pois foi arrebatado vivo ao céu, como já foi dito- II Rs 2:11;4) Se João Batista fosse Elias reencarnado, no momento da transfiguração de Jesus teriam aparecido Moisés e João Batista, e não Moisés e Elias – Mt 17:18;

NÓS CRISTÃOS NÃO “TRAZEMOS NEM CARREGAMOS” PECADOS DE OUTRAS VIDAS NEM NOSSAS NEM DE NINGUÉM.

João 9:1-3: “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram:” Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?”Disse Jesus:” Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele “.

Ezequiel 18:17-20 - Ele não morrerá por causa da iniqüidade do seu pai; certamente viverá. Mas seu pai morrerá por causa de sua própria iniqüidade. Contudo vocês perguntam: “Por que o filho não compartilha a culpa de seu pai?” Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai, a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada”.

Lc 23:39-43 – Um dos criminosos que ali estava dependurado lançava insultos a Jesus:”Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós!” Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo:”Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença? Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”. Então ele disse; “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto:Hoje você estará comigo no paraíso”.

Jesus não disse: Você vai ter que reencarnar várias vezes para se purificar.

Lc 16:19-31(A Parábola do rico e do Lázaro); Algumas conclusões desta passagem bíblica:

a) A vida do porvir será uma conseqüência natural da vida que se viveu aqui na Terra: Lázaro era piedoso e temente a Deus aqui, ao morrer foi levado para o Paraíso, enquanto o homem rico, vaidoso e indiferente às necessidades dos outros, morreu e foi levado para o inferno de trevas e sofrimento;

b) O lugar onde serão lançados os perdidos será um lugar de sofrimento eterno, e não um lugar de purificação e aperfeiçoamento dos espíritos;

c) Se ao homem aqui, vivendo ímpia e perversamente, abre-se-lhe uma porta de escape após a morte, como admite o espiritismo, o Evangelho de Cristo deixa de ser o que é, ao passo que o sacrifício de Cristo torna-se a coisa mais absurda sobre a qual já se teve notícia;

d) Se um falecido pudesse, de alguma forma ajudar os seus entes queridos vivos, o rico não teria rogado a Abraão que enviasse Lázaro ou um dos mortos à casa dos seus irmãos, a fim de adverti-los do perigo de cair no inferno; ele mesmo teria feito isto;

e) Se fosse possível que o espírito de um falecido pudesse ajudar os vivos, Deus teria permitido que Lázaro, um dos mortos ou o próprio homem rico exercesse influência junto aos parentes deste;

f) Tudo quanto o homem precisa conhecer concernente à salvação e à vida eterna acha-se exarado nos escritos de Moisés, dos profetas, dos evangelistas e dos apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo.

Toda revelação divina escrita encerra-se nas seguintes palavras de Jesus Cristo: "Eu Testifico q todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se Alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescenterá as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém torar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro" - Apocalipse 22:18-19.

Fica evidente, portanto, que a bíblia, A Palavra de Deus não apoia a idéia absurda da teoria espírita da reencarnação. Até mesmo os chamados "fatos provados" apresentados pelos advogados do espiritísmo, na verdade não comprovam coisa alguma.

CONCLUSÃO

A melhor maneira de se definir o espiritismo é chamá-lo de “profundezas de Satanás”- Ap 2:24

Assim devemos ter sempre em mente os fatos que mostram que Satanás:

É o pai da mentira – Jo 8:44 – E Jesus disse: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.

I Jo 3:8-9 – Quem comete pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio.Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

Sabe imitar a realidade com os seus embustes – Êxodo 7:22;8:7 – Mas os magos do Egito fizeram a mesma coisa por meio de suas ciências ocultas;

Transforma-se em anjo de luz – II Co 11:14 – isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem;

Tem o poder de operar milagres – II Tessalonicenses 2:7-12 - A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém. Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar (a Palavra do Senhor).

Atos 16:16-18- Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”. Ela continuou fazendo isso por muitos dias.

Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse: ”Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela!” No mesmo instante o espírito a deixou.

Ver também: At 13:6-12;

Atos 19:19-20 – Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Dessa maneira a Palavra do Senhor muito se difundia e se fortalecia.

Gl 5:19-21 – Ora, as obras da carne são manifestas:imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Apocalipse 21:8 – Mas quanto aos covardes, incrédulos, aos abomináveis, depravados, assassinos, idólatras, os que praticam feitiçaria e todos os mentirosos – o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.

I Co 6:9-10 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais (outra versão os efeminados), nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA SAGRADA, Nova Versão Internacional, Editora Vida
CHEETAN, E.Novas Profecias de Nostradamus.
FERREIRA. J.ª O Espiritismo, uma Avaliação
KARDEC. ALLAN. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Federação Espírita Brasileira
KELLER, W.E a Bíblia tinha Razão. São Paulo:Melhoramentos.
MILTON, S.V.,Espiritismo, Série Conhecer, A. D. Santos Editora.
OLIVEIRA, RAIMUNDO DE. Seitas e Heresias, Rio de Janeiro, CPAD.

Fonte: blog Gospel Músicas

2 comentários:

  1. Graça e paz!

    Gostei de seu blog e estou seguindo, as postagens são esclarecedoras. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Graças e paz!

    O que vale é o que o Mestre nos deixou, principalmente com o seu exemplo.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir