Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

SENTIDO DO NATAL – PARTE 1

INTRODUÇÃO

Mais um Natal vem chegando e pelo que se vê a humanidade não aprendeu a parabenizar e presentear, o Salvador Jesus Cristo.
Somente no mês de Dezembro no centro de São Paulo, quase 30 milhões de pessoas farão compras para presentear a si mesmo, um amigo ou algum familiar. Se ao invés deste desperdício todo, cada pessoa ao menos presenteasse seu ente querido com uma bíblia ou com algum tipo de material evangélico, que ajudasse para salvação ou crescimento espiritual dessas pessoas, isso já seria um grande presente para Jesus e para essas pessoas.

A preocupação maior gira em torno da festa em si, a ceia, e estar com a família. Filas de esperas de até 12 horas nos aeroportos, nada parece impedir a vontade de muitos de estarem com seus familiares, mesmo que eles estejam do outro lado do mundo. Mas a real presença de estar com Jesus, pouco importa para muitos.

Adiante segue o espírito natalino do mundo, que pouco tem haver com o Espírito de Deus, com a verdadeira comemoração do nascimento do Cristo. Até mesmo porque Jesus nunca nasceu em Dezembro. Nem tem nada haver com o Papai Noel, o ídolo Santo Nicolau. Cada um busca ter a árvore de Natal maior e mais iluminada.

Estrelas,bolas ,luzes, nada é por acaso. Com isso satanás coloca no mundo seu plano confundindo as pessoas, para que pensem que estão iluminadas pelo luz do Senhor ,pela verdadeira estrela que mais brilha no Céu. Mas que na verdade, tudo é apenas aparência exterior. Deus sabe quais as casas e pessoas estão iluminados pela sua glória, para isso não precisam enfeites artificiais.

Isso faz lembrar uma visão espiritual que tive a 5 anos atrás: Eu,vendo uma igreja imponente,linda , e me impressionando. Quando começo a bater palmas maravilhado pelo seu resplendor, a igreja se transforma num Castelo velho , algo terrível e monstruoso. Logo após, ouço um riso, era o Diabo rindo. Com isso aprendi que é belo aos olhos físicos, ao espiritual muitas vezes é horrível!

NATAL – CRISTÃO OU PAGÃO

Com este pequeno estudo, queremos comentar sobre uma antiga tradição de se comemorar o Natal, e porque fazê-lo no dia 25 de dezembro. Pretendemos analisar, à luz da Palavra de Deus, se esta tradição tem origem bíblica, se é uma recomendação do Nosso Senhor Jesus para que assim fosse feito pelos seus discípulos , servos e filhos, e com que propósito se faz esta comemoração.

Nossa intenção é deixar que o Espírito Santo faça com o nosso entendimento o que Jesus disse que seria sua missão, em (João 16:8) " Quando o Espírito Santo vier, ele convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo"
e também no verso 13 "Porém, quando vier aquele espírito da verdade, ele vos guiará em toda verdade. Pois não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido anunciará o que há de vir." . Nossa missão portanto é permitir que haja a luz do entendimento do Espírito em nosso coração.

De fato, a festa do Natal na forma que acontece atualmente na maioria dos lares ,não lembra o nascimento de Jesus ,nem o que ele fez por nós.

Todos tem o livre arbítrio para comemorar o Natal. Mas, é importante conhecer a simbologia usada e na medida do possível esclarecer a todos os seus amigos e familiares, as origens de cada símbolo e o que está oculto aos olhos daqueles que não tem visão de Deus.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas,mas nem todas as coisas edificam." (1Corintos 10:23)


Sobre O Natal

A Principio em Setembro já se nota que o natal vem chegando, devido a muitas lojas e shoppings apelarem e investirem pesado para que o espírito natalino comece a dominar. Capricham na decoração gastando fortunas para atrair clientes, colocando além das árvores e guirlandas (os quais tem uma simbologia estranha à Bíblia), estatuetas ou pessoas fantasiadas de fadas, duendes, ogros e bruxas, e tudo isto ao lado da figura do “bom velhinho”.

Fica bem nítido a qualquer observador Cristão, que a mensagem de Jesus não está presente nessas decorações, e o que é pior, essas decorações acabam por gravar na mente das crianças que o Natal é algo bem parecido com um halloween do bem.... Lamentável!



Jesus Nasceu!

Qualquer pessoa, por menos esclarecida que seja, sabe que o nascimento de Cristo - Messias - é um fato incontestável. Qualquer Cristão, quando abre sua Bíblia em (Lucas 2:11) encontra o anjo anunciando aos pastores no campo "Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador - que é Cristo, o Senhor!" Que esperança, que alegria, que regozijo! Porém, Buda também nasceu, e o seu nascimento também é celebrado! Confúcio, filósofo chinês, também nasceu, Maomé, fundador do islamismo, também nasceu e todos são chamados de "profetas". Embora sejam "profetas",não são o Cristo (Messias).

Os fatos natalinos são verídicos? A história diz que sim. Em se tratando do nascimento de Jesus, este estava profetizado por Deus em (Gênesis 3:15) "Eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a sua semente e sua semente. Esta ferirá a sua cabeça e tu lhe ferira o calcanhar" E também pelo profeta (Isaias 9: 6) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz

O Novo Testamento também reforça esse acontecimento, e isso é indiscutível. Portanto, muitos podem perguntar existe natal(nascimento) na Bíblia? A resposta é , Sim! Então, o problema não é se Jesus nasceu ou não - Ele nasceu. A questão é sobre o que fizeram com a história. De onde vêm as tradições do Natal que comemoramos hoje, as quais tantos seguem com rigor. Por que realizam o mesmo ritual todos os anos sem saber o significado verdadeiro destas festas? Quando e onde Jesus nasceu? Você pode responder isto?

Sabemos, pela Bíblia, que o local do nascimento de Jesus foi em Israel, na cidade de Belém da Judéia. Mas, quando? A Bíblia não diz que foi no dia 25 de dezembro; aliás, pelos relatos bíblicos, sabemos que Jesus não nasceu
em dezembro. Por que, então, se comemora a festa em dezembro? Qual a origem desta data?



Influências Pagãs e Ensinos Contaminados

Em (Efésios 2:1-2) o apóstolo Paulo nos diz que antigamente, isto é, antes do nosso nascimento espiritual, nossos hábitos e atitudes eram os mesmos de um morto espiritual, fazíamos as mesmas coisas que as pessoas que não receberam a Jesus como Salvador e que não querem viver fiéis a ele, e que por isso são chamados de pessoas do mundo. Tais pessoas do mundo, acreditam em Jesus e até comemoram seu nascimento, mas não vivem de acordo com os seus ensinos nem o reconhecem como o Senhor de suas vidas, e muito menos querem seguir seus ensinos como Mestre, e isto é que é o problema maior.

Se nós, os cristãos ou crentes, passamos pelo milagre do novo nascimento, não podemos permitir ser amarrados por tradições de povos que nada tem a ver com Deus. Essas tradições não podem ser a motivação de nossas vidas. Não devemos assumir compromissos de dar continuidade a coisas que sabemos que Deus não se agrada delas, pois ser salvo ,significa ser livre do castigo que virá para os que fazem o que não agrada a Deus. Nosso compromisso é para com nosso Pai. Temos que fazer o que agrada ao nosso Salvador e parar com as coisas que não o agradam.

Olhando para o dicionário encontramos que tradição significa: transmissão oral de lendas, fatos, hábitos, conhecimentos, valores espirituais, através de gerações. Servos do Senhor, procuram o servir , fazendo a sua vontade segundo a luz da sua palavra.

Não devemos admitir o erro adentrar em nossas vidas. Então vamos analisar algumas das tradições errantes que têm envolvido o povo de Deus em comemorações, que embora pareçam agradáveis e inocentes, porque usam objetos bonitos e coloridos, e se dizem promotoras de confraternização entre os homens, na realidade surgiram em séculos passados com o propósito de adorar outros deuses que não o nosso Deus, o Senhor Jesus Cristo. Portanto, quando participamos de terminadas tradições, estamos dando honra a outro deuses e ao ocultismo, e isto contraria o que nos ensina a Bíblia em (Deuteronômio 11:16) Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles.

NATAL – FESTA CRISTÃ OU PAGÃ

O Natal, atualmente comemorado em 25 de dezembro é considerado por muitos pastores, teólogos, chefes de igrejas como uma festa pagã e que não tem a aprovação de Deus.

Uma festa que fazem para Jesus,mas que nada tem a ver com Jesus, é pagã. Não é agradável ouvir estas coisas, mas é preciso arrancar toda mentira na qual muitos estão vivendo. Uma das músicas de natal diz
"Anoiteceu, o sino gemeu, e a gente ficou feliz a cantar. Papai Noel chegou ..." .

"Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel..." . Nós, os filhos de Deus não somos filhos de Papai Noel. Tal adoração como uma espécie de mensagem subliminar, é para um santo católico chamado Nicolau, que é Papai Noel. Mas a aceitação deste personagem é quase 100% porque introduziram isso na nossa mente quando éramos crianças.



Jesus Não Nasceu Em 25 De Dezembro

Lemos em (Lucas 2:8-11) Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. - E o anjo lhes disse: Não temais! Pois eis aqui vos trago novas de grande alegria ! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador - o Messias, o Senhor!"

Quem conhece Israel sabe que 25 de dezembro é inverno naquela região e ninguém fica exposto ao tempo. Os pastores não ficariam no campo numa noite de inverno. No final de outubro e início de novembro os pastores já não vão mais ao campo, porque já é declarado inverno. Não há pastagens, é inseguro e desconfortável para o rebanho.

Em (Lucas 2:1-3) diz que José e Maria estavam indo de Nazaré, na Galiléia, para Belém que ficava na Judéia, porque o imperador Cesar Augusto havia feito um decreto para que todos se alistassem em sua cidade natal, a fim de que fosse feita uma contagem da população. Porque o imperador faria esse recenseamento justo no inverno? Porque Deus faria que seu filho Jesus nascesse no inverno, onde não havia condições humanas favoráveis para se caminhar por montes e desertos?.

O Dr. Russel Shedd, em seu comentário na Bíblia Vida Nova, sobre o versículo 34 de Levíticos, que fala da Festa dos Tabernáculos, diz que " Jesus não podia ter nascido em dezembro, que é um mês de neve em Jerusalém, durante o qual nenhum rebanho estaria nos campos. Que provavelmente nasceu na época da Festa dos Tabernáculos, em outubro..."

COMO SURGIU A DATA 25 DE DEZEMBRO?

Se Jesus não nasceu em 25 de dezembro, então, porque foi escolhida esta data? Quem foi que a escolheu e com que propósito? Vejamos.

Em dezembro era celebrada a festa dos Saturnais, dedicada ao deus Saturno, que durava cerca de quatro dias ou mais. Segundo criam os pagãos romanos, este deus habitava no Lácio - nome proveniente de ter ele se escondido naquela região - Lateré - que significa esconder-se, ocultar-se. E tendo sido recebido pelos homens, lhes ensinou a agricultura, trazendo, segundo a lenda, a chamada "Idade do Ouro".

Os Saturnais procuravam repetir esse período, fazendo uma espécie de feriado, quando ninguém trabalhava, os tribunais e escolas eram fechados, havendo nessa festa um fato importante: "os escravos recebiam permissão temporária para fazer tudo o que lhes agradasse, e eram servidos pelos amos"

Anteriormente, era coroado um rei, que fazia o papel de Saturno, quando "usufruía de todas as prerrogativas daquele deus durante um tempo e depois morria, por sua própria mão ou sacrificado"

Esta festa era uma espécie de carnaval, e se dava na época do inverno.

Baal, um deus adorado pelos cananeus, cujo nome significa "senhor", era considerado o deus das montanhas, das tempestades e da chuva. Simbolizava a plenitude da vida e em sua mão estava o poder de provocar as chuvas, o nascimento das fontes e a fertilidade da terra.

Quando o Império Romano conquistou várias partes do mundo antigo, essa divindade acabou entrando no panteão romano, através de escravos importados e mercenários sírios, tendo grande aceitação principalmente porque os romanos procuravam "novas experiências espirituais"

No seu culto eram imoladas crianças e adolescentes, a ponto de seus rituais serem proibidos pelo imperador Adriano (76-138 DC). Então sua prática passou para a clandestinidade e, posteriormente, como as religiões egípcias, seus cultos foram depurados e desligados das tradições bárbaras. Logo, se transformaram em "severos códigos morais", elevando-se à "sabedoria dos mistérios".

Um outro deus - Mitra - deus indo-iraniano - era muito apreciado no exército romano, onde apenas homens participavam em recintos fechados - grutas - chamados de "Mithraeum" ou "Spelaeum", muito comum dentro de Roma. Era uma religião de iniciação secreta, com graus semelhantes aos existentes na maçonaria.

Mitra era adorado como deus-sol, e comemorado entre os dias 24 e 25 de dezembro, quando, segundo a lenda, teria nascido de uma enorme rocha. Seu nome, de raiz indo-européia, significa: "troca", "contrato" e "amizade", justamente como é considerado "amigo de todos".

Como Baal e Mitra já eram conhecidos dos romanos, Aureliano (212-275 DC), imperador de Roma, estabeleceu, no ano de 273 dC. o dia do nascimento do Sol em 25 de dezembro - "Natalis Solis Invicti" - que significa: "nascimento do Sol invencível".

Foi a partir desse ponto que todas as forças do paganismo se uniram, não somente para enfatizar o culto ao Sol, mas também para fazer prevalecer um dos pontos que unia as várias religiões pagãs de diversos povos.

Naqueles dias o avanço dos cristãos começou a ameaçar o paganismo. Então, Satanás usou a tática de unir todas as forças na luta contra a Verdade - e uniu os pontos em comum das religiões pagãs, para manter os rituais e os segredos das iniciações - consideradas abominações diante de Deus. E, ao invés de atacar frontalmente a igreja do Senhor Jesus, procurou aliciar, enganar e infiltrar as doutrinas de iniciação aos mistérios para dentro da igreja. Um dos resultados disso foi o catolicismo romano.

Mas para que o plano desse certo, apareceu Constantino (313-337 d.C.) - imperador de Roma, usando uma nova maneira de abordar os cristãos.

Segundo uma lenda, antes da batalha de Mexêncio, ele teve uma visão da cruz contra o sol, e uma mensagem que dizia, "com este sinal vencerás". Constantino era adorador do deus Sol.

Conseguindo a vitória, Constantino, aparentemente, apoiou os cristãos e decretou o Édito de Milão em 313, dando liberdade de culto aos cristãos e trocando, dessa forma, a perseguição pela tolerância tão desejada.

Mas também "estava resolvido a recompensar a religião de seu novo patrono de maneira digna de um Imperador Romano". Concedeu privilégios e doou grandes somas de dinheiro às igrejas cristãs de todas as municipalidades.

Constantino "legalizou" o cristianismo perante o mundo pagão e "os sacerdotes cristãos tiveram direito à mesma isenção fiscal concedida aos de outras religiões". Na verdade, ele igualou o "cristianismo" com o paganismo. E realmente foi uma boa estratégia. Os cristãos, antes cruelmente perseguidos, agora, receberam do imperador a liberdade de culto, e passaram a enfrentar um novo problema: a interferência do Estado na Igreja. Constantino comprou os sacerdotes romanos, conseguiu aliciar, e de fato - governou a igreja de Roma, e introduziu nela os ritos pagãos.

Como adorador do Sol, não resta dúvida a sua influência: ele fez do dia 25 de dezembro uma festa cristã, para que se celebrasse o nascimento de Cristo. Ele fez da festa de Mitra, Baal, Osíris, Apolo e outros deuses abomináveis, a festa do nascimento de Cristo - Uma forma de sincretismo religioso.

A Enciclopédia Delta Universal, vol. 10 pag. 5608, "Natal" (ed.1980) diz que "Não se sabe a data precisa do nascimento de Jesus. Os primeiros cristãos não celebravam Seu nascimento porque consideravam a comemoração de aniversário um costume pagão".

Fonte:blog palavras gospel musicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário